EPO-DF- Analisa Bibliotecário – CFOAB

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Processo de seleção para o cargo de:

Vaga: Analisa Bibliotecário – Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

01 (uma) vaga

REQUISITOS BÁSICOS DE PARTICIPAÇÃO:

I. Não possuir antecedentes criminais;
II. Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
III. Ser graduado em Biblioteconomia;
IV. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
V. Não possuir relação de parentesco com empregado ou membro do CFOAB, por consanguinidade até o 3o grau, e por afinidade até o 2o grau;
VI. Apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da contratação;
VII. Fluência verbal e escrita da língua portuguesa e redação oficial;
VIII. Noções do Estatuto da Advocacia e da OAB, Código de Ética e Disciplina da OAB e do Regulamento Geral;
IX. Conhecimentos em informática: Windows, Pacote Office e Internet;

REMUNERAÇÃO:
O salário base é R$ 5.910,00 (cinco mil novecentos e dez reais), mais benefícios.

ATIVIDADES:
Alimentar os sistemas/cadastros; analisar expedientes e sugerir resposta de encaminhamento; apoiar os eventos de lançamento de livros; atender ao público em geral, tomando ciência dos assuntos a serem tratados, para encaminhá-las ao local conveniente ou prestar-lhes as informações desejadas; atender ao público interno quanto à entrega de documentos e processos; autuar, acompanhar e encaminhar processos e protocolos; auxiliar na elaboração e execução de reuniões e eventos; conferir dados e datas; contatar editoras do ramo jurídico para solicitar doações de exemplares de seus lançamentos para ampliar o acervo da biblioteca; digitalizar documentos; digitar textos e planilhas; efetuar atualização do Estatuto da OAB incluindo atos normativos e efetuando as alterações necessárias; encaminhar documentos para arquivamento; enviar boletins aos funcionários do CF OAB para divulgação das obras incluídas no acervo da biblioteca; executar tarefas relativas à anotação, redação, digitação, organização, expedição e recebimento de documentos e informações; formatar textos e revisar a diagramação para editoração das publicações do CFOAB; incluir as obras enviadas pelas editoras em informativos para divulgação; manutenção do acervo da biblioteca através da catalogação de livros e descarte de material obsoleto; organizar e manter o arquivo de documentos e as estantes com o acervo do setor; pesquisar livros e legislação na base de dados da biblioteca para responder a solicitações do CFOAB; preparar relatórios e planilhas semanais para apresentação ao superior imediato; receber, analisar, classificar, redigir, dar andamento, expedir e distribuir expedientes, processos e documentos variados; buscar melhorias para os processos internos; executar serviços gerais de escritórios; realizar atividades solicitadas pelos seus superiores hierárquicos, compatíveis com a natureza do cargo; e respeitar e fazer respeitar todas as normas de segurança do trabalho.

PROCESSO DE SELEÇÃO:
Caráter eliminatório e classificatório:

I. Análise do Currículo;
II. Prova Escrita;
III. Prova Prática; e
IV. Entrevista pessoal.

CALENDÁRIO:

10/4 a 01/5/2017 – Inscrições;
10/5/2017 – Aplicação da prova escrita (horário: às 14h30; somente aos classificados na primeira etapa (análise curricular));
15/5/2017 – Aplicação da prova prática (a ser agendada);
18/5/2017 – Entrevista pessoal (a ser agendada).

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS EXAMES DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS DAS PROVAS ESCRITAS E PRÁTICAS:
Código de Ética e Disciplina da OAB;
Estatuto da Advocacia e da OAB: Título II;
Informática: Windows, Pacote Office e Internet Explorer 8;
Português: Interpretação de texto, Gramática, Redação e Redação Oficial.
Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB: Título II;

Conhecimentos específicos:
1 Biblioteconomia e ciência da informação.

2 Gestão da informação e gestão do conhecimento: conceitos básicos e finalidades; organização, armazenamento e transmissão da informação na sociedade; aspectos éticos e profissionais da gestão da informação; as cinco leis da biblioteconomia.

3 Atendimento ao usuário da informação: processo de referência; serviço de referência; entrevista de referência; interação entre bibliotecário e usuário; estudo de usuário e de comunidade; treinamento e orientação de usuários.

4 Marketing da informação, divulgação e promoção; gestão da qualidade do atendimento; pesquisa de satisfação; circulação de recursos informacionais: empréstimo, reserva e devolução; empréstimo entre bibliotecas; serviço de referência virtual.

5 Recursos informacionais: fontes de informação: tipologia e função; obras de referência; bibliografia: planejamento e elaboração; bibliografias e catálogos nacionais; guias bibliográficos; fontes de informação em direito brasileiro; disseminação da informação; disseminação seletiva da informação.

6 Representação descritiva de recursos informacionais: instrumentos adotados na representação descritiva; descrição bibliográfica; catalogação: conceito, objetivos, sistemas informatizados.

7 Registros catalográficos: terminologia e campos; instrumentos e normas vigentes da catalogação descritiva; Código de Catalogação Anglo-Americano, (AACR 2); Descrição de Recursos e Acesso (Resource Description and Access – RDA): noções básicas; Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (Functional Requirements for Bibliographic Records – FRBR): noções 25 básicas; catalogação cooperativa e controle bibliográfico; catalogação de multimídias.

8 Normas técnicas para a área de documentação (ABNT): referência bibliográfica, resumos.

9 Representação temática de recursos; informacionais.
9.1 Sistemas de organização do conhecimento: características, funções e tipologia.

10 Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação; meta dados; ontologias; taxonomia; web semântica; tesaur (princípios e métodos); Classificação Decimal de Dewey (CDD); Classificação Decimal de Direito (Doris de Queiroz Carvalho).

11 Desenvolvimento de coleções: princípios e métodos; metodologia de Conspectus; política de desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação e descarte; fatores e critérios que afetam a formação e desenvolvimento de coleções; processos de seleção participativa; intercâmbio entre bibliotecas; conservação e restauração de documentos.

12 Organização e administração de bibliotecas: princípios e funções administrativas em bibliotecas; estrutura organizacional de bibliotecas, as grandes áreas funcionais da biblioteca; centros de documentação e serviços de informação; planejamento bibliotecário; planejamento de sistemas de bibliotecas.

13 Automação de bibliotecas: bases de dados bibliográficas; planejamento da automação de bibliotecas; principais sistemas de gestão de acervos bibliográficos nacionais e internacionais.

14 Redes cooperativas de bibliotecas brasileiras: Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI), Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), Rede de Bibliotecas do Ministério Público Federal (RBMPF), Rede Bibliodata. 15 Bibliotecas digitais: conceitos e definições; requisitos para implementação de bibliotecas digitais; softwares para construção de bibliotecas digitais.

DISPOSITIVOS GERAIS:

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, comprovante de classificação para a segunda etapa e documento de identificação original com foto.

Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, será automaticamente excluído do processo seletivo.

Não haverá segunda chamada para realização das provas. O não comparecimento para realização das provas implicará na eliminação automática do candidato.

No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar e/ ou permanecer no local do exame com armas ou aparelhos eletrônicos (eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, pen drive, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc.). Caso o candidato leve algum destes itens, estes deverão ser recolhidos pela Gerência e devolvidos ao final das provas. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude, com automática exclusão do processo seletivo.

A inexatidão ou falsidade documental, ainda que verificadas posteriormente à realização da seleção, implicará na eliminação sumária do candidato, sendo declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter administrativo.

O presente processo destina-se à seleção de profissional para contratação sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com dedicação exclusiva, sem direito à estabilidade.

Os demais classificados e aprovados, em ordem decrescente, poderão ser contratados posteriormente, no prazo de um ano, conforme as necessidades do CFOAB.

INSCRIÇÕES:
Os interessados deverão encaminhar Currículo atualizado, em extensão PDF, por email: [email protected], até o dia 01/5/2017.

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